Transformar vidas para melhor através da arquitetura. Pode parecer muita pretensão, mas a arquitetura pode ser um caminho para a felicidade. Tanto que o escritor e filósofo suíço, Alain de Botton, chegou a escrever um livro chamado “Arquitetura da Felicidade” (Editora Rocco). Na obra, ele analisa como o estilo e a aparência de cada construção e os objetos que a preenchem afetam a sensibilidade, o humor e até mesmo a personalidade das pessoas.
Sucesso de público e de crítica em todo o mundo por sua maneira peculiar de falar de filosofia a partir de aspectos da vida cotidiana, De Botton acredita que muito do estado de espírito de alguém é dito pelo ambiente que o cerca. Em outras palavras, as pessoas são influenciadas de forma profunda e decisiva pela arquitetura à sua volta, seja a do lar, a do trabalho ou a das ruas.
Alain de Botton sugere que a arquitetura é capaz de modificar nossas vidas afetivas ou profissionais, influenciando o modo de ser e de sentir de cada um. Para ele, o que procuramos numa obra arquitetônica não está distante daquilo que buscamos num amigo – e amigos, como casas, são escolhidos pelo bem-estar.
Fotos: Projeto Living Architecture, idealizado por Alain de Botton. São cinco casas contemporâneas, projetadas por premiados escritórios de arquitetura, disponíveis para aluguel de temporada. A intenção é influenciar o debate sobre que tipo de construções queremos habitar.