Um novo jeito de andar pela cidade. Desde o início do ano, Curitiba conta com o serviço de compartilhamento de bikes e patinetes elétricos, que ampliaram as alternativas de transporte na capital paranaense. A chegada da Yellow e da Grin contribuem para uma cidade mais saudável e sustentável através da oferta de uma nova opção para a mobilidade urbana.
Por meio de um sistema dockless – onde os equipamentos não dependem de estação específica para retirada e estacionamento – é possível alugar as bicicletas e patinetes diretamente no local em que foram deixados pelo usuário anterior. Tanto a Yellow quanto a Grin contam com um aplicativo atualizado em tempo real que indica a localização dos equipamentos e o perímetro em que as bikes e patinetes podem ser estacionados – a indicação é para deixá-los em lugares que não atrapalhem o trânsito ou a passagem, como paraciclos, calçadas largas e vagas comuns de carros e motos.
Para usar o serviço, não há segredo. Basta baixar o aplicativo que disponibiliza o acesso aos equipamentos da Grin e da Yellow e depois, por meio de um mecanismo de scanner, os apps desbloqueiam os cadeados, além de mostrar a disponibilidade e a localização em tempo real das bikes e patinetes. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito a partir dos próprios aplicativos ou em dinheiro – neste caso, é possível fazer recargas em estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade.