Blog • News

ArquiteturaDecoraçãoDesign.

Cenário de filme

Fica em Curitiba a mansão que serviu de cenário para a 2ª temporada da série “O Mecanismo”, da Netflix. Trata-se da Casa Vertical, um dos projetos mais emblemáticos do arquiteto Marcos Bertoldi (que também assina a arquitetura do Edifício Galerie, empreendimento da Neolar Incorporadora no Cabral).

 

Foto: Divulgação/Alan Weintraub

 

A edificação serve como residência do personagem Ricardo Brecht (interpretado por Emílio Orciollo Netto), e reúne uma vasta coleção de obras de arte e mobiliário de design, além da vista para um campo de golfe.

A casa foi feita em concreto armado – um símbolo do modernismo – e está localizada ao lado do Graciosa Country Club. De acordo com o escritório Marcos Bertoldi Arquitetura, o projeto foi executado com o objetivo de ser um espaço para receber grandes festas e recepções.

 

Foto: Divulgação/Alan Weintraub

 

Construída em um terreno de 1.200 m² em formato triangular, a casa tem cinco pavimentos e foi projetada para um casal e duas meninas.

Absolutamente tudo chama a atenção, mas o destaque maior é a partir do terceiro piso, dedicado às grandes recepções. É o pavimento da caixa de vidro em pé-direito duplo, que atravessa transversalmente o grande paralelepípedo em concreto armado, debruçando-se sobre o campo de golf numa extremidade e voltado para o skyline do centro da cidade na outra ponta.

Este piso também abriga a suíte principal da residência, com acesso a um jardim secreto, contendo escada externa para a piscina no terraço superior, além de acesso ao terraço lateral com vistas para o clube.

 

Foto: Divulgação/Alan Weintraub

 

O quarto pavimento contém as principais atividades sociais: deck e piscina, lounge e bar, com amplas perspectivas para o campo de golf, além de sauna e cozinha com churrasqueira.

 

Foto: Divulgação/Alan Weintraub

 

A piscina é revestida em mosaico de vidro a partir de um desenho original do artista plástico Paolo Ridolfi. O ambiente interno, em mezanino entre os dois vazios da caixa de vidro, abriga mesa para DJ e pista de dança.

Outro cenário que aficionados por séries podem reconhecer é um apartamento dos anos 50, localizado em São Paulo, onde foi gravada a nova temporada de “Black Mirror”, original da Netflix.

 

Foto: Reprodução/ArchDaily Brasil

 

Localizado no Edifício Três Marias, projetado por Abelardo Riedy de Souza (um dos ícones do modernismo brasileiro) e concluído em 1956, o apartamento tem uma bela vista para a icônica Avenida Paulista, fato que atraiu a atenção da equipe de produção da série para o local.

O apartamento foi inteiramente reformado em 2009, com projeto assinado pela Piratininga Arquitetos. Para atender às necessidades dos moradores, pai e filho, a solução encontrada pelo escritório responsável pelo projeto foi a de destinar as extremidades do andar para o uso de cada um deles.

 

Foto: Reprodução/ArchDaily Brasil

 

Assim, o apartamento foi totalmente reconfigurado. A antiga área social e de serviço passou a corresponder ao “setor” do filho e os quartos deram lugar à área do pai.

Na área social, o destaque fica por conta de um volume em concreto, que serve como estrutura para a despensa, biblioteca, geladeiras, televisores e banheiros, entre outras instalações.

 

Foto: Reprodução/ArchDaily Brasil

 

 

*Com informações da Gazeta do Povo.